terça-feira, 22 de novembro de 2011

Tenho fome de que?


Este é um assunto que não pode ser vendido somente e em qualquer farmácia, pois o ganho de peso pode vir de diversos fatores, desde a infância até uma decepção amorosa. São poucos os casos em que somente o corpo físico é o responsável pelo ganho de peso, as nossas emoções e pensamentos também influenciam de uma maneira extraordinária, e se não tocamos a causa, os resultados podem ser demorados ou insatisfatórios.
Vamos caminhando por partes, iniciando pelo corpo físico.
Nosso corpo armazena, transforma e gasta energia através de 3 alimentos: alimento físico (a comida), respiração e as impressões.
Os alimentos físicos naturais, ou seja, vindos da natureza sem passar pelas indústrias, são os mais aceitos pelo nosso organismo: as frutas, legumes, verduras e cereais.
Quando o corpo recebe estes alimentos, sua constituição está preparada para recebê-los e assim, fazer a digestão de uma maneira harmônica.
Os alimentos que passam pelas mãos das industrias: açúcar, massas, gorduras, enlatados, farinhas, e assim por diante, requerem um cuidado especial do corpo. Pois eles não estão adaptados ao nosso sistema digestivo de uma maneira natural. Quando começamos a nos alimentar com este tipo de comida, forçamos o nosso corpo a recebê-la e processá-la.
Por exemplo, as crianças que ainda possuem a liberdade de expressar as vontades do corpo, se alimentam naturalmente bem. Aos poucos, os pais e a escola começam a forçar certos alimentos para que ela fique bem, como os salgadinhos, refrigerantes, batata frita, doces, entre outras frituras.

Por isso, desde a infância podemos já saber qual tipo de alimento nosso corpo gosta e se adapta, tente recordar do que você se alimentava antes, sem a interferência das pessoas a sua volta, e perceberá muitas tranformações dentro de si.

Existe uma nomenclatura de alimentos a serem ingeridos e aceitos pelo nosso organismo, evitando a constipação intestinal, causada pela não vontade de defecar.

O açúcar é um mal à saúde se não sabemos como usá-lo e podemos entender o por quê. Eles entopem as artérias, fecham os canais porque acumulam muita energia em nosso organismo, e se vamos ingeri-lo, o melhor é ter onde gastar esta energia, que são através das atividades físicas e Yoga.

Os exercícios físicos ajudam a transformar o alimento e fazer com que a energia acumulada seja dissipada pelo corpo através dos movimentos.
E não somente armazenamos energia em nosso corpo, mas também nas emoções.
Para as pessoas que expressam suas emoções através dos alimentos, e para se nutrir, se sentir bem e amado, comem em excesso, precisam trabalhar as emoções.

Cantar mais, andar na natureza, expressar sua criatividade, se embelezar, dançar, estar com pessoas que gostem, e claro, iniciar um processo de elevação da auto estima.

Estas são algumas das causas do ganho de peso: o trabalho com as emoções e a auto estima, ao qual deve ser acompanhada por especialistas, pessoas que entendem do assunto e não somente tomar remédios para que o peso vá embora.

O peso que deve ir embora são das emoções que não nos fazem bem: apego, culpa, raiva, inveja, ciúmes, tristeza, para que possamos doar mais energia para este mundo que ultimamente está repleto de pessoas que ainda não aprenderam a ser felizes.
Juliana Camargo
nov/ 2011